ONU-Habitat lança coletânea com memórias de jovens sobre grotas de Maceió

  • A Coletânea Memórias e Narrativas das Grotas de Maceió – pelo Olhar das Juventudes, realizada em parceria com o Governo de Alagoas, reúne produções realizadas por jovens participantes do programa Digaê!. 
  • A entrega da publicação ao governador Paulo Dantas simboliza o encerramento da iniciativa, que promoveu dois ciclos de formação de jovens entre 2022 e 2023. 
  • Na ocasião, três jovens participantes compartilharam suas experiências com representantes da gestão pública do estado. 

 
 

Fellipe de Motta Ferreira, Eloísa Graciliano, Antônio Givaldo e Roberto Silva entregaram a coletânea ao governador e compartilharam suas experiências e expectativas sobre o projeto. Crédito: Thayane Massopust / ONU-Habitat 

 
Disseminar um olhar das grotas sobre as grotas. Este foi o horizonte que guiou a criação do do  "Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade”, iniciativa que capacitou cerca de 80 jovens entre 15 e 24 anos, residentes de 32 grotas de Maceió, em temas de direito à cidade, comunicação e projetos comunitários. Durante as oficinas, o grupo realizou eventos culturais e produções audiovisuais que foram reunidas na Coletânea Memórias e Narrativas das Grotas de Maceió, entregue ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, nesta segunda-feira (8). Sua versão digital está disponível no site do Visão Alagoas 2030. 

Com o objetivo de fortalecer e engajar as juventudes das grotas a intervirem em seus territórios a partir de processos e produtos de comunicação, o Digaê! criou oportunidades tanto para a produção e disseminação de narrativas juvenis que superem a invisibilidade e a estigmatização quanto para o resgate e a valorização das memórias das grotas. 

Durante a implementação, a iniciativa promoveu oficinas sobre técnicas de comunicação, como grafite, audiovisual, podcast e produção escrita, e realizou mentorias para o grupo de participantes tirar seus projetos do papel. A coletânea apresenta os resultados dessas atividades, oferecendo detalhes sobre os projetos concebidos e a história dos territórios trabalhados. 

Ao longo do seu conteúdo, é possível reconhecer o olhar criativo, inquieto e engajado das juventudes sobre a realidade das grotas onde vivem, proporcionando uma visão desses espaços como protagonistas da cidade. Da Grota das Piabas, Eloísa Graciliano acredita que a formação do Digaê! abriu caminhos para que a juventude se mobilizasse de uma forma não vivenciada por ela até então. 

"O Digaê! abriu portas e mostrou que todo mundo tem direito de sonhar um futuro melhor, independentemente de onde a pessoa viva. A realidade da periferia é bem mais ampla do que o estereótipo diz. Temos muita potência na periferia, e o Digaê! conseguiu mostrar a cultura que existe nas grotas", explica. 

 

Secretária Paula Dantas, da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAG), folheia a coletânea produzida pelas juventudes. Crédito: Thayane Massopust / ONU-Habitat 

 

A entrega da coletânea ao governador Paulo Dantas simboliza o encerramento da iniciativa, que ocorreu em dois ciclos entre os anos de 2022 e 2023. Além de Eloísa, o encontro contou com a presença de mais dois jovens participantes, Fellipe de Motta Ferreira e Antônio Givaldo, e o educomunicador Roberto Silva 

Estiveram presentes as secretárias Paula Dantas, da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAG), e Renata dos Santos, da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), além de representantes do ONU-Habitat. A partir de agora, a publicação poderá servir de referência para pensar as grotas de forma mais inclusiva, considerando as prioridades de seus moradores e suas moradoras para o fortalecimento de políticas públicas.  

"Este é um projeto que tem condição de se tornar política pública e contínua. Tenho certeza de que o Digaê! tem muitas chances de ter um reconhecimento amplo nacionalmente", reforçou o governador Paulo Dantas. 

Digaê! - Com o objetivo de fortalecer o protagonismo das juventudes nas discussões sobre suas comunidades, o Digaê! surge como uma formação em engajamento e mobilização comunitária para jovens das grotas de Maceió em direito à cidade e linguagens de comunicação. O grupo participante recebeu mentorias que ajudaram a tirar os projetos do papel.  

Toda a produção é voltada para contar as memórias e narrativas dos locais onde vivem, e vão desde produções multimídias a eventos culturais para a comunidade. A iniciativa surge da parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat pela prosperidade urbana no estado, o Visão Alagoas 2030, em colaboração com o Instituto Pólis e Viração Educomunicação. 

Entre as produções realizadas durante as oficinas, estão documentários, podcasts, intervenções artísticas urbanas e eventos culturais, como o Festival Digaê! Quebrada. Os registros destas atividades podem ser acessados por links disponíveis na coletânea, e as produções em vídeo podem ser acessadas no canal do YouTube do ONU-Habitat. 

Para a Secretária de Planejamento do Estado de Alagoas, Paula Dantas, o material da coletânea representa a potencialidade de uma participação ativa das juventudes no planejamento do estado.  

"Nada melhor que retratar as grotas por quem mora nelas. Os jovens do Digaê! criaram um material incrível, em que compartilharam suas visões únicas das grotas. Isso irá enriquecer, significativamente, a formulação de políticas públicas. Como jovem, quero me colocar à disposição para que a gente consiga multiplicar esse projeto", endossa a secretária. 

Juventudes e direito à cidade – Uma das frentes de atuação do Visão Alagoas 2030 é a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo que coloca a população no centro das discussões, incentivando o protagonismo dos grupos mais vulnerabilizados. É o caso das juventudes das grotas, nomenclatura local para as favelas e comunidades urbanas localizadas em fundos de vale da capital Maceió. 

Ao final das atividades do Digaê!, a avaliação é de que o conhecimento adquirido e a capacidade de mobilização experimentada têm potencial para ser incorporado nos programas e ações do estado de Alagoas, incentivando o engajamento das juventudes no desenho e na prática de políticas públicas que impulsionem a criação de oportunidades para alocar a enorme diversidade de talentos descobertos nesse processo. 

“Para o ONU-Habitat, a possibilidade de construir essa transição entre um projeto piloto e uma política de estado ajuda a consolidar um dos objetivos principais do acordo de cooperação com o Governo de Alagoas, que é estimular o aprimoramento de políticas públicas que promovam uma prosperidade urbana inclusiva e sustentável, não deixando ninguém – e nenhum lugar – para trás. O Digaê! é um exemplo disso", concluiu o Coordenador de Programas do ONU-Habitat, Alex Rosa.  

-- 

Contato para imprensa: Thayane Massopust (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) 

SIGA A GENTE  

Governo do Estado de Alagoas
© 2022 - 2024 - Versão 1.0

menu

Menu terciario (contato)