O Programa de Capacitação em Prevenção ao Crime e à Violência foi desenvolvido com o objetivo de promover atividades voltadas à incorporação da prevenção à violência nos processos de intervenção e gestão urbana, ou seja, com foco na prevenção situacional. A ideia é que, por meio da iniciativa, os participantes e suas instituições possam incorporar uma visão sistêmica sobre o tema de cidades seguras nas suas práticas cotidianas.
Nesse contexto, em agosto de 2021, o ONU-Habitat, em parceria com o Governo de Alagoas, realizou o Curso Básico de Prevenção do Crime por meio do Desenho Ambiental (CPTED) na Escola de Governo de Alagoas, em Maceió. A metodologia se baseia numa abordagem multidisciplinar centrada na ideia de que o engajamento amplo da sociedade é imprescindível para reduzir ou eliminar o comportamento criminal nos espaços urbanos. A atividade teve como intuito a capacitação de profissionais do setor público para a compreensão da influência do ambiente urbano na redução da criminalidade, a partir de uma ação articulada, intersetorial e com a participação ativa das comunidades no desenho das soluções. Participaram do curso agentes de segurança pública e técnicos(as) e gestores(as) de órgãos públicos responsáveis por planejar e acompanhar iniciativas de intervenções urbanas.
Neste ano, o programa tem continuidade e vai promover, em breve, oficinas de soluções para prevenção situacional da violência, bem como um intercâmbio de experiências sobre Cidades Seguras.
+ Na primeira fase do acordo de cooperação técnica com o Governo de Alagoas, o ONU-Habitat produziu um trabalho de diagnóstico e estratégias para a segurança urbana em Maceió. Clique aqui para conferir!