/ INÍCIO / INICIATIVAS / Coração Social

Coração Social

 

Projeto Coração Social e a metodologia Busca Ativa representam um esforço conjunto do Governo de Alagoas e do ONU-Habitat para promover a prosperidade urbana por meio da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade de Maceió, sem deixar ninguém e nenhum lugar para trás. 

O projeto atua da seguinte forma:

  1. Identificação das famílias em situação de risco social: Aplicação do questionário de campo da Busca Ativa para coletar dados sobre saúde, educação e padrões de vida. 

  1. Classificação das famílias: Uso do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) para classificar as famílias em níveis de risco social. O risco social vai de 1 a 3, sendo 1 "não pobre", o 2 "pobre" e o 3 "extremamente pobre". Famílias classificadas nos riscos 2 e 3 são consideradas prioritárias, bem como aquelas no risco 1 não cadastradas no CadÚnico ou com crianças fora da escola.  

  1. Plano de Ação Integrada: Atendimento das famílias por meio de serviços básicos de assistência social, saúde e educação, e encaminhamento de demandas complexas para secretarias setoriais. 

  1. Monitoramento e avaliação: Acompanhamento dos serviços prestados e reavaliação do risco social das famílias após a implementação das ações. 

Neste primeiro momento, o Coração Social vai atuar na Região Lagunar, selecionada por ter o segundo maior número de residências em situação de alta ou muito alta privação, segundo o Índice de Brasileiro de Privação (IBP). Entre os seus bairros, o Vergel do Lago foi selecionado por ser o mais populoso, com 91% da população em áreas de alta privação. 

A iniciativa visa garantir que as políticas públicas sejam integradas e direcionadas de forma eficiente para o atendimento das famílias em maior vulnerabilidade. Com isso, o Coração Social busca melhorar as condições de vida nas favelas e comunidades urbanas, promovendo acesso a serviços básicos, como saúde, educação e assistência social, e fomentando a transformação social em territórios vulnerabilizados de Maceió.

 


 

O Projeto Coração Social é coordenado pela SEPLAG, junto com um Núcleo Gestor Estratégico, composto pela SEFAZ, SEGOV e Gabinete Civil. A iniciativa conta com uma Comissão Executiva de Acompanhamento, formada pelas secretarias SEADES, SEDUC, SESAU, SEPREV, SETEQ, SELAJ, SECRIA, SECDEF, SETUR, SEMUDH, SECULT, SEINFRA, SETRAND. 

O ONU-Habitat é responsável pela metodologia Busca Ativa e pelos agentes de campo que aplicam o questionário às famílias, identificados pelo uniforme oficial do Projeto Coração Social (colete azul, crachá e outros elementos opcionais, como boné e camiseta).