25/02/2025
19:02
Recomendações são parte das Diretrizes para a Política Estadual de Turismo orientada ao desenvolvimento urbano sustentável, elaboradas pelo ONU-Habitat. Iniciativa sistematiza e analisa ações e programas estaduais do setor turístico, propondo estratégias para uma gestão integrada do turismo que serão disponibilizadas em breve. Os resultados foram apresentados durante oficina que reuniu representantes do governo, da academia e da sociedade civil.
ONU-Habitat apresentou os resultados da sistematização e análise das ações estaduais para o turismo a participantes, entre profissionais do serviço público, da academia e de organizações da sociedade civil. Crédito: Thayane Massopust/ONU-Habitat.
Alagoas é um importante destino turístico brasileiro. Diante disso, ONU-Habitat e governo estadual, por meio da Secretária de Estado do Turismo (SETUR), uniram esforços para integrá-lo às estratégias pela prosperidade urbana. As Diretrizes para a Política Estadual do Turismo orientada para o desenvolvimento urbano sustentável de Alagoas foram apresentadas na Oficina de Apresentação de Resultados, realizada nesta quinta-feira (20/02). O encontro reuniu 39 profissionais do setor público, representantes da academia e de organizações da sociedade civil, consolidando um debate sobre como tornar o turismo um motor de desenvolvimento sustentável para o estado.
O documento sistematiza e analisa os diversos planos e programas estaduais para o setor turístico do estado, propondo recomendações para a elaboração de uma política estadual integrada. Entre as oportunidades e os desafios identificados, estão a necessidade de consolidar a governança do turismo, diversificar os destinos, e fortalecer e expandir iniciativas de formação para o setor, como o fortalecimento do Programa Escola do Turismo.
“Foi importantíssimo nossa secretária Barbara Braga e o governador Paulo Dantas fazerem essa parceria com o ONU-Habitat. Alagoas tem sete regiões turísticas, então essas diretrizes de desenvolvimento sustentável vão nos ajudar a regionalizar o tema em todos os municípios e levar um olhar mais crítico para o desenvolvimento turístico. Com isso, cada cidade do Mapa do Turismo poderá receber da melhor forma os turistas que chegam no nosso estado”, compartilhou a Secretária Executiva do Turismo do Estado de Alagoas, Marília Herrmann.
Durante a elaboração das diretrizes, foram consultadas mais de 84 pessoas ligadas ao setor, contribuindo para que as recomendações refletissem as necessidades e potencialidades de quem está diretamente envolvido com o turismo alagoano. O documento também apresenta sete propostas de programas-piloto para promoção de boas práticas, alinhadas à capacidade de atuação do setor e com impacto de longo prazo.
A oficina foi parte da Trilha de Formação do Visão Alagoas 2030, iniciativa voltada a aprofundar as capacidades institucionais do Governo de Alagoas e incentivar a apropriação das recomendações técnicas do ONU-Habitat pelo governo estadual em diversas áreas do desenvolvimento urbano. O encontro também serviu como espaço para os participantes debaterem sobre as diretrizes apresentadas, discutindo sua viabilidade e impacto dentro da realidade do estado.
A Oficina de Apresentação de Resultados é parte da Trilha de Formação do Visão Alagoas 2030, voltada a incentivar o poder público a se apropriar das recomendações e produtos frutos da parceria entre ONU-Habitat e Governo de Alagoas. Crédito: Thayane Massopust/ONU-Habitat.
“As Oficinas de Apresentação de Resultados vão além de compartilhar os produtos técnicos – elas criam um espaço de diálogo e construção coletiva. Buscamos aproximar as partes interessadas e promover trocas significativas entre os participantes, o Governo do Estado e o ONU-Habitat. O turismo em Alagoas está em expansão e diversificação, e essas Diretrizes chegam em um momento estratégico para garantir que esse crescimento ocorra de forma ainda mais equilibrada, conectando infraestrutura, serviços, comunidades e meio ambiente", comentou a Coordenadora Adjunta de Programas do ONU-Habitat, Paula Zacarias.
Sobre o Visão Alagoas 2030 – Iniciado em 2017, o Visão Alagoas 2030 é uma parceria do ONU-Habitat com o Governo de Alagoas voltada para promover o desenvolvimento urbano sustentável no estado. A iniciativa busca fortalecer as capacidades técnicas e institucionais do governo, além de produzir e sistematizar dados para orientar políticas públicas com base em evidências.
Contato para a imprensa: thayane.massopust@un.org