28/03/2025
15:28
28/03/2025
Durante cinco dias, o ONU-Habitat realizou uma Oficina de Imersão no tema de avaliação de políticas públicas.
O objetivo foi apoiar a implementação da Política Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (PEMAPP).
A oficina reuniu representantes de três secretarias estaduais para avaliar dois programas estratégicos.
Representantes de três secretarias participaram da imersão e da construção dos Termos de Referência dos programas selecionados. Crédito: Thayane Massopust/ONU-Habitat
ONU-Habitat e Governo de Alagoas deram mais um passo importante para fortalecer a avaliação das políticas públicas no estado. Durante cinco dias, equipes da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), da Secretaria de Estado da Governança Corporativa e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) participaram da Oficina de Imersão para apoiar a implementação da Política Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (PEMAPP).
A oficina foi organizada pela SEPLAG e o ONU-Habitat, e apoiou o desenvolvimento das diretrizes para a avaliação de políticas públicas em Alagoas. Um dos principais resultados foi a elaboração dos Termos de Referência para avaliar dois programas estratégicos do governo: Primeiro Emprego e Vem que Dá Tempo.
Segundo o Superintendente de Planejamento e Políticas Públicas da SEPLAG, Genildo Silva, a iniciativa é pioneira para o estado. "É a primeira vez que passamos por esse processo de forma participativa e criando uma metodologia de avaliação. Sem avaliação, não temos como medir nenhum resultado, por isso a oficina foi fundamental para a pasta de planejamento", afirmou.
Superintendente de Planejamento e Políticas Públicas da SEPLAG, Genildo Silva. Crédito: Thayane Massopust/ONU-Habitat
Desde 2017, o ONU-Habitat apoia o estado na promoção da prosperidade urbana e do desenvolvimento sustentável. Este ano, o apoio à implementação da PEMAPP entrou na agenda. De acordo com a Coordenadora Adjunta de Programas do ONU-Habitat, Paula Zacarias, a avaliação fortalece a tomada de decisão. "Quando a gestão pública usa evidências e boas práticas, ela consegue melhorar as suas políticas e ofertar programas e serviços que atendam às necessidades das pessoas. Esse processo é essencial para um governo mais eficiente e transparente", explicou.
Os grupos compartilharam experiências com avaliação de políticas públicas a partir dos programas analisados. Crédito: Thayane Massopust/ONU-Habitat
Além dos Termos de Referência, os participantes tiveram acesso a uma versão preliminar do Guia Prático para Implementação da PEMAPP, que servirá como referência para as futuras avaliações do governo. O próximo passo será validar os instrumentos desenvolvidos. Ainda em 2025, o ONU-Habitat vai realizar outras Oficinas de Imersão para fortalecer a cultura de monitoramento e avaliação no estado.
___________________________
Contato para imprensa: Thayane Massopust (thayane.massopust@un.org)