/ INÍCIO / NOTÍCIAS / Inovação no trânsito: ONU-Habitat apoia maratona de soluções digitais para o trânsito em Alagoas

13/06/2025

18:14

Inovação no trânsito: ONU-Habitat apoia maratona de soluções digitais para o trânsito em Alagoas

Maratona de inovação promovida em Alagoas mobiliza juventudes e especialistas em busca de soluções tecnológicas para um trânsito mais seguro. Iniciativa está alinhada às diretrizes para cidades inteligentes do ONU-Habitat e integra o movimento Maio Amarelo de prevenção a acidentes.

 

Desafio de Inovação do Detran/AL realizado como parte do Maio Amarelo. Crédito: ASCOM Detran/AL.

O primeiro Desafio de Inovação do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), realizado entre 30 de maio e 1º de junho, em Maceió, reuniu equipes multidisciplinares em uma maratona de cocriação voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a segurança no trânsito. 

Organizado pelo Detran/AL em parceria com o Laboratório de Inovação Inclusiva (LINC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), o evento integrou o Circuito Alagoano de Inovação e contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

A proposta do desafio foi fortalecida a partir das oficinas participativas realizadas para a construção das Diretrizes para uma Estratégia Estadual de Cidades Inteligentes, produzidas pelo Visão Alagoas 2030, parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat e premiadas pelo LATAM Smart City Awards 2025.

A pergunta-desafio que guiou a maratona surgiu de uma das atividades conduzidas pelo ONU-Habitat em março deste ano: "como podemos criar soluções que ajudem o Detran/AL a desenvolver, medir e comunicar o uso de tecnologias aplicadas à segurança no trânsito, com o objetivo de impactar na redução de vítimas e custos públicos?". Na ocasião, profissionais da gestão pública de diversas secretarias e órgãos estaduais – entre eles o Detran/AL – participaram de um processo colaborativo para transformar os objetivos em desafios concretos a serem explorados em ambientes abertos de inovação.

A iniciativa está diretamente alinhada aos eixos de atuação propostos pelas diretrizes, que incluem a ampliação de iniciativas digitais existentes e o fomento à criação de novas soluções em articulação com o ecossistema local de inovação. Inserido também na campanha internacional Maio Amarelo — voltada à conscientização e à redução dos acidentes de trânsito — e no contexto de avanços em inovação no estado, o Detran/AL propôs a maratona como uma forma de aproximar a transformação digital das demandas cotidianas do órgão.

Renan Silva, chefe de Segurança no Trânsito do Detran/AL, destaca que vê no hackaton uma possibilidade de salvar vidas pela criatividade coletiva. “As oficinas sobre cidades inteligentes promovidas pelo ONU-Habitat ampliaram nossa visão e nos ajudaram a estruturar uma proposta alinhada à estratégia estadual de inovação urbana. O Detran/AL não apenas abraçou o projeto como também assumiu a liderança para transformá-lo no maior hackathon já realizado em Alagoas, com o objetivo de gerar impacto social real e, no Maio Amarelo, acelerar soluções que reduzam acidentes e promovam um trânsito mais seguro para todos”.

“Esse é o primeiro desafio promovido por um Detran em todo o Brasil e fechou com chave de ouro o nosso Maio Amarelo. Depois do que presenciamos em 48 horas intensas de maratona, reforço o compromisso do Detran/AL em continuar promovendo e incentivando a inovação, porque sabemos que o conhecimento e a criatividade são ferramentas fundamentais para construir um futuro melhor”, afirmou Marco Fireman, diretor-presidente do Detran/AL. 

Desafio de Inovação do Detran/AL realizado como parte do Maio Amarelo. Crédito: ASCOM Detran/AL.

O Desafio de Inovação do Detran/AL representa um exemplo concreto de como as diretrizes estaduais, desenvolvidas em parceria com a SECTI, podem ser aplicadas de forma prática e colaborativa, por meio de ações que conectam juventudes, gestão pública e especialistas em torno de um objetivo comum: tornar Alagoas mais inteligente, inclusiva e sustentável.

“Apoiamos com entusiasmo o Desafio de Inovação por reconhecer seu potencial em traduzir, na prática, os princípios das Diretrizes para uma Estratégia Estadual de Cidades Inteligentes para Alagoas. A iniciativa demonstra como a articulação entre governo, academia e juventudes pode gerar soluções criativas e inclusivas para desafios reais, promovendo um trânsito mais seguro e inovador para toda a população alagoana”, enfatizou Paula Zacarias, coordenadora de programas do ONU-Habitat. 

Cidades inteligentes – Para o ONU-Habitat, o conceito de cidades inteligentes está baseado em promover uma transformação digital a serviço das pessoas, suas necessidades e qualidade de vida com base em cinco pilares: comunidade, equidade digital, infraestrutura, segurança e capacidade. Em Alagoas, o termo foi adaptado para Cidades e Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (CCIS) e associado a seis eixos de atuação, reforçando o compromisso de responder às particularidades locais, sem deixar ninguém e nenhum lugar para trás. 

Sobre o Visão Alagoas 2030 – Iniciado em 2017, o Visão Alagoas 2030 é uma parceria do ONU-Habitat com o Governo de Alagoas voltada para promover o desenvolvimento urbano sustentável no estado. A iniciativa busca fortalecer as capacidades técnicas e institucionais do governo, além de produzir e sistematizar dados para orientar políticas públicas com base em evidências. 

Contatos para a imprensa: ONU-Habitat no Brasil: alexia.saraiva@un.org e flavia.scholz@un.org

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.