18/09/2025
17:24
Conduzido pelo ONU-Habitat, oficina realizada em Maceió reuniu secretarias estaduais em dois dias de trabalho colaborativo.
Participantes validaram diagnósticos e formularam visões estratégicas a nível estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prioritários.
Próximas etapas incluem a consolidação das informações e apresentação da versão preliminar do Relatório Local Voluntário.
Alagoas deu mais um passo na elaboração do seu primeiro Relatório Local Voluntário (RLV), processo que avalia de forma integrada os avanços, desafios e oportunidades do estado para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nos dias 10 e 11 de setembro, em Maceió, representantes de diversas secretarias estaduais participaram de uma oficina conduzida pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), no âmbito da iniciativa Visão Alagoas 2030, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Secretaria de Estado de Governança Corporativa.
A atividade teve como referência uma adaptação simplificada da metodologia Revisões Locais Voluntárias Orientadas à Ação (em inglês, Action Oriented Voluntary Local Reviews), publicada pelo ONU-Habitat em 2024, que orienta governos subnacionais na elaboração de seus RLVs, garantindo uma melhor comparação entre experiências locais e fortalecendo a credibilidade do processo de revisão.
Mais do que uma revisão voluntária realizada por governos locais, o RLV atua como instrumento de monitoramento, avaliação e governança estratégica, permitindo que os governos se alinhem à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, identifiquem suas necessidades específicas e definam os caminhos necessários para alcançar os objetivos localmente.
Para o secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital da Seplag, Phelipe Vargas, a oficina representa um marco no fortalecimento do planejamento de longo prazo: “O Relatório Local Voluntário nos permite visualizar onde estamos hoje, aperfeiçoar o caminho do futuro e colocar Alagoas em sintonia com as principais práticas nacionais e internacionais de desenvolvimento sustentável”.
A coordenadora do Visão Alagoas 2030, Paula Zacarias, reforça a colaboração entre as instituições: “Criamos um ambiente de troca em que cada secretaria pôde olhar para seus planos, mas também para a realidade mais ampla do estado. Nosso papel é apoiar o governo na construção do RLV de forma conjunta, garantindo que reflita de fato os avanços, desafios e potencialidades de Alagoas”.
Já a gerente do Plano Plurianual (PPA) da Seplag, Marina Beatriz, ressalta que: “Esse processo abre espaço para que cada órgão contribua de forma direta para o relatório. A oficina mostrou que, ao planejar em conjunto, conseguimos alinhar responsabilidades, fortalecer a cooperação e tornar as políticas públicas mais efetivas. Este é apenas o primeiro de muitos relatórios que vão construir uma trajetória de desenvolvimento sustentável para Alagoas”.
Próximos passos
Os resultados da oficina vão servir de base para validar o diagnóstico preliminar e a construção da visão estratégica do RLV, que será consolidada e apresentada nos próximos meses.
A partir desse processo, Alagoas reforça seu compromisso com a Agenda 2030, preparando o estado para o estabelecimento de parcerias, o financiamento de políticas públicas, a transparência governamental e a construção de uma agenda comum para o desenvolvimento sustentável, integrado e inclusivo.
Sobre o Visão Alagoas 2030
Iniciado em 2017, o Visão Alagoas 2030 é uma parceria do ONU-Habitat com o Governo de Alagoas voltada para promover o desenvolvimento urbano sustentável no estado. A iniciativa busca fortalecer as capacidades técnicas e institucionais do governo, além de produzir e sistematizar dados para orientar políticas públicas com base em evidências.
Para saber mais, siga @onuhabitatbrasil nas redes!
Contato para imprensa: Adônis Matos, ONU-Habitat Brasil: adonis.matos@un.org