
26/10/2025
22:40
O programa Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, iniciativa do Governo de Alagoas e do ONU-Habitat, aproximou jovens de Maceió a ferramentas de comunicação pelo direito à cidade.
Como desdobramento dessa experiência, o projeto estadual Filmaê ampliou o acesso à produção audiovisual e à participação cidadã.
Juntas, as duas iniciativas se consolidam como referência em educação midiática para as juventudes das periferias de Alagoas, e inspiram novos projetos do Governo de Alagoas.

O que começou como uma formação sobre comunicação e direito à cidade para jovens se tornou política pública em Alagoas. O programa Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, realizado no âmbito do Visão Alagoas 2030, uma parceria entre o Governo de Alagoas e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), inspirou a criação de um projeto estadual de educação midiática e linguagem audiovisual, ampliando a oportunidade de profissionalização de jovens de regiões periféricas de Maceió.
A continuidade do programa marca a incorporação, pelo poder público, de práticas de educomunicação que fortalecem a participação social e o protagonismo juvenil de representantes de comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Realizado entre 2022 e 2023, por meio de oficinas e mentorias, o Digaê! resultou na produção de diversos conteúdos multimídia e eventos culturais sobre as memórias, histórias e narrativas de cerca de 80 jovens, de 15 a 24 anos, que vivem nas grotas (denominação local para favelas e comunidades urbanas em fundos de vale) de Maceió.
O intenso engajamento das pessoas participantes permitiu que elas intervissem em seus territórios a partir de processos e produtos de comunicação, criando oportunidades para a produção juvenil, valorizando suas comunidades e a reduzindo a invisibilidade e estigmatização desses espaços.

Nova política pública de comunicação
O reconhecimento do potencial da iniciativa inspirou o Governo de Alagoas na criação do projeto Filmaê, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Em 2024, jovens participantes do Digaê! foram selecionados para receber formação especializada em produção audiovisual e comunicação pública.
Após participarem de oficinas de roteiro, direção, fotografia, edição e som, as 24 pessoas jovens selecionadas para a nova fase do projeto, produziram vídeos institucionais e campanhas publicitárias. Os materiais retratam as diferentes dimensões da vida em Alagoas, destacam a força cultural das comunidades periféricas e valorizam a educação e o turismo como instrumentos de transformação social. As produções traduzem políticas públicas em narrativas acessíveis e próximas do cotidiano, e estão sendo exibidas em canais de TV aberta e nas redes institucionais do Governo de Alagoas.
A coordenadora do Visão Alagoas 2030, Paula Zacarias, destaca a importância da formação para o protagonismo das periferias e participação cidadã: “É muito gratificante para o ONU-Habitat ver que o Governo de Alagoas selecionou parte dos jovens que participaram do Digaê! para continuarem recebendo capacitação em comunicação e audiovisual, e produzirem campanhas e vídeos sobre políticas públicas relevantes para o estado. Tudo isto com tanta criatividade e profissionalismo, relevando assim novos talentos ou despertando interesses para que os jovens ocupem novos espaços na comunicação alagoana”.
Grande estreia
O lançamento da nova fase do Filmaê ocorreu no dia 6 de outubro, em um cinema local de Maceió, e reuniu jovens participantes, familiares, representantes da gestão pública e parceiros da iniciativa. O evento marcou a estreia das produções audiovisuais e celebrou a consolidação da formação como política pública estadual, demonstrando a importância da ampliação de espaços de expressão e criação para as juventudes alagoanas.

Durante o lançamento, o secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, destacou que o projeto representa um passo importante na consolidação de uma comunicação pública mais próxima da população. Segundo ele, iniciativas como essa demostram que o Estado pode dialogar com cidadãs e cidadãos de forma criativa e acessível, valorizando as vozes das comunidades. “Acreditem nos jovens. Quando você dá as condições necessárias, o resultado é inspirador, é maravilhoso. Esse projeto mostra que a juventude tem talento e quer participar da construção de seu Estado”, afirma.
Impacto na vida das juventudes
Participante das duas iniciativas e jovem jornalista, Arthur Felipe, vê na iniciativa uma forma de ampliar horizontes para a comunicação alagoana: “Novos horizontes foram apresentados e vivenciados por jovens da periferia que antes nem imaginavam estar em um set de filmagem. Esse projeto traz luz a potencialidades que antes estavam à margem e mostra que é possível sonhar e realizar”.
Histórias como a de Arthur se somam à de Eloísa Graciliano, jovem indígena e ativista pelos direitos das mulheres e crianças, que também participou das duas iniciativas, e após a formação inicial no Digaê!, criou um coletivo de audiovisual para usar a comunicação para abordar temas como o direito à cidade e questões ambientais. Essas histórias simbolizam uma geração de jovens de Alagoas que mostram o poder da comunicação quando usada como instrumento de transformação social.
Próximos passos
A experiência acumulada com as duas iniciativas, o Digaê! e o Filmaê, contribuiu para inspirar novas ações estaduais de formação cidadã e educação midiática. Com apoio do ONU-Habitat, o Governo de Alagoas pretende fortalecer o Núcleo de Integridade da Informação e criar uma política pública de cidadania digital, ampliando o engajamento cívico da população e fortalecendo ações de combate à desinformação.
Sobre o Visão Alagoas 2030
Iniciado em 2017, o Visão Alagoas 2030 é uma parceria do ONU-Habitat com o Governo de Alagoas voltada para promover o desenvolvimento urbano sustentável no estado. A iniciativa busca fortalecer as capacidades técnicas e institucionais do governo, além de produzir e sistematizar dados para orientar políticas públicas com base em evidências.
Para saber mais, siga o @onuhabitatbrasil nas redes!
Contato para imprensa: