/ INÍCIO / NOTÍCIAS / Governo de Alagoas e ONU-Habitat apresentam recomendações para o enfrentamento da fome no estado

03/10/2025

17:11

Governo de Alagoas e ONU-Habitat apresentam recomendações para o enfrentamento da fome no estado

Publicação sistematiza iniciativas do Programa Alagoas Sem Fome, destacando avanços, desafios e recomendações para ampliar a política pública.

Estudo foi elaborado entre 2024 e 2025 por meio da parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat, voltada para a prosperidade urbana. 

Documento está disponível para consulta pública no site Visão Alagoas 2030.

Estudantes da Escola Maria Ivone, em Maceió, participam do plantio em horta urbana Foto: Matheus Nascimento/SEPLAG
Legenda: Estudantes da Escola Maria Ivone, em Maceió, participam do plantio em horta urbana. Foto: © Matheus Nascimento/SEPLAG.

O estado de Alagoas continua a fortalecer a estratégia de tomada de decisão baseada em evidências. A análise temática do Programa Alagoas Sem Fome (PASF), elaborada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e pelo Governo de Alagoas como parte da iniciativa Visão Alagoas 2030, reúne um diagnóstico inédito sobre as ações para enfrentamento da fome e da insegurança alimentar, apresentando boas práticas e recomendações para fortalecer a política pública de forma integrada e sustentável.

O documento foi construído entre 2024 e 2025 e sistematiza as diferentes iniciativas estaduais como programas de geração de renda, capacitação de mão de obra, arrecadação e distribuição de alimentos, alimentação escolar, hortas urbanas, produção de alimentos e construção de equipamentos públicos voltados à segurança alimentar.

A publicação foi lançada durante a 7ª reunião do Conselho Alagoas Sem Fome, realizada em setembro, com a participação de representantes do governo estadual, instituições parceiras e sociedade civil. Na ocasião, a secretaria especial de Gestão e Patrimônio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Júlia Casado, destacou o caráter estratégico do estudo.

"Este estudo é fundamental para o fortalecimento do PASF, um programa essencial no enfrentamento da insegurança alimentar em nosso estado. Atualmente, mais de 400 mil alagoanos saíram da pobreza, um indicativo claro do compromisso com quem mais precisa. Temos certeza de que, com esta análise, poderemos aprimorar ainda mais um programa que tem feito a diferença no combate à insegurança alimentar em Alagoas".

A análise temática apresenta recomendações em três eixos, alinhados às dimensões da segurança alimentar: o aprimoramento da política pública, o fortalecimento das estratégias de atuação e o desenvolvimento de iniciativas voltadas à ampliação da disponibilidade, do acesso e da utilização de alimentos pela população.

As ações propostas buscam conectar de forma ainda mais consistente as iniciativas estaduais aos compromissos globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, em especial, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mais diretamente relacionados ao programa, como o ODS 1 (Erradicação da pobreza)ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável) e ODS 10 (Redução das desigualdades). Essa abordagem contribui para consolidar um referencial prático para a construção de indicadores de monitoramento e avaliação da insegurança alimentar e nutricional em Alagoas.

Para a coordenadora do Visão Alagoas 2030, Paula Zacarias, a análise temática “sistematiza avanços importantes do PASF, como a articulação intersetorial entre órgãos e secretarias estaduais, entidades privadas, setor produtivo e sociedade civil, mas também apresenta propostas para os desafios a serem enfrentados para consolidar a política pública. O estudo destaca, por exemplo, a importância da capacitação técnica para ações integradas, da ampliação das fontes de financiamento e da atenção especial a grupos em maior vulnerabilidade, como os povos indígenas e comunidades quilombolas”.

Participantes acompanham apresentação durante oficina colaborativa sobre o Programa Alagoas Sem Fome, etapa do processo de elaboração da Análise Temática. Foto: Thayane Massopust
Legenda: Participantes acompanham apresentação durante oficina colaborativa sobre o Programa Alagoas Sem Fome, etapa do processo de elaboração da Análise Temática. Foto: © Thayane Massopust.

Observatório de Políticas Públicas

O trabalho realizado contribui para o processo de consolidação do Observatório de Políticas Públicas de Alagoas, iniciativa criada pelo Governo de Alagoas e o ONU-Habitat em 2022, voltada à localização dos ODS nos 102 municípios do estado. A análise temática do Alagoas Sem Fome se soma a outros estudos já produzidos pela parceria, como o dedicado a Primeira Infância, ampliando o conjunto de recomendações para programas estratégicos em Alagoas e fortalecendo a formulação de políticas públicas baseadas em evidências.

Sobre o Visão Alagoas 2030

Iniciado em 2017, o Visão Alagoas 2030 é uma parceria do ONU-Habitat com o Governo de Alagoas voltada para promover o desenvolvimento urbano sustentável no estado. A iniciativa busca fortalecer as capacidades técnicas e institucionais do governo, além de produzir e sistematizar dados para orientar políticas públicas com base em evidências.

Para saber mais, leia a análise temática na página do Visão Alagoas 2030 e siga @onuhabitatbrasil nas redes!

Contato para imprensa: Adônis Matos, ONU-Habitat Brasil: adonis.matos@un.org