Se você é jovem, mora ou já morou em uma grota e gosta de mobilizar sua comunidade por meio da comunicação, o Digaê é pra você! O programa oferta uma formação gratuita que dura três meses e conta com:
OFICINAS — Pra você refletir, discutir e se envolver nas questões que têm a ver com os seus direitos e com a realidade da sua quebrada.
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO — Pra você aprender e experimentar diferentes linguagens, como podcast, cinema, fotografia, fanzine, lambe-lambe, stencil, grafite, projeção, além de criar seus próprios produtos midiáticos.
MENTORIA E RECURSOS FINANCEIROS — Pra você criar e desenvolver projetos de mobilização na sua comunidade.
Nesta edição, podem participar as juventudes das grotas dos seguintes bairros:
- Antares
- Bebedouro
- Benedito Bentes
- Chã de Bebedouro
- Chã da Jaqueira
- Mutange
- Petrópolis
O PROGRAMA
O Digaê! - Juventudes, Comunicação e Cidade vai formar adolescentes e jovens em temas relacionados ao direito à cidade e a diferentes formas de comunicação. Por meio de oficinas, os participantes desenvolverão colaborativamente um conteúdo multimídia sobre suas memórias, histórias e narrativas relacionadas às grotas.
A iniciativa é realizada pelo Governo de Alagoas em parceria com o ONU-Habitat, o Instituto Pólis e a Viração, e visa refletir a inserção urbana e socioeconômica destes assentamentos na cidade de Maceió e as perspectivas diversas dos(as) moradores(as), em especial, de mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+.
A expectativa é que, na fase final dos ciclos formativos, os jovens recebam mentorias para elaborar projetos comunitários no campo da comunicação, conectados com a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana e que devem incentivar a criação de coletivos jovens de comunicação comunitária. A ideia é que, por meio do projeto, adolescentes e jovens das grotas se apropriem de técnicas e ferramentas de comunicação em prol do fortalecimento da coesão social e do desenvolvimento local, de forma autônoma e sustentável.